O vôo da águia

Publicado: 26 de fevereiro de 2009 em Para refletir...

“A águia é a única ave que chega a viver 70 anos. Mas para isso acontecer, por volta dos 40, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.

Nessa idade, suas unhas estão compridas e flexíveis. Não conseguem mais agarrar as presas das quais se alimenta. Seu bico, alongado e pontiagudo, curva-se. As asas, envelhecidas e pesadas em função da espessura das penas, apontam contra o peito. Voar já é difícil.

Nesse momento crucial de sua vida a águia tem duas alternativas: não fazer nada e morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que se estenderá por 150 dias.

A nossa águia decidiu enfrentar o desafio. Ela voa para o alto de uma montanha e recolhe-se em um ninho próximo a um paredão, onde não precisará voar. Aí, ela começa a bater com o bico na rocha até conseguir arrancá-lo. Depois, a águia espera nascer um novo bico, com o qual vai arrancar as velhas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só após cinco meses ela pode sair para o vôo de renovação e viver mais 30 anos.”


comentários
  1. Jane disse:

    Ótima lição a da águia para nós humanos… “Devemos sempre mudar, renovar, rejuvenescer a nós mesmos; se não, ficamos empedernidos.” (Goethe)

  2. Tio Cleber disse:

    Vamos ao pai dos burros:Empedernido1. Que se empederniu, petrificou; que é ou ficou duro como pedra2. Fig. Que não se deixa comover ou convencer; que é ou se mostra insensível, inflexível, frio, duro (coração empedernido) [antôn.: Antôn.: sensível.]Pois é… Che podeia ter dito: “Hay que empedernecer, pero sin perder la ternura!” *rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s